Latam anuncia primeiro stopover da companhia em Fortaleza; veja como fazer

Legenda: Ação pode ser solicitada por passageiros que façam uma conexão — superior a 24 horas em voos internacionais ou 4 horas em domésticos
Foto: Renato Bezerra

Fortaleza foi incluída pela primeira vez no programa de stopover da Latam Brasil. O stopover é um benefício para o viajante que quer conhecer outros lugares durante uma conexão antes do destino final.

Veja também

O anúncio foi feito na semana passada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e era comentado no Ceará desde 2018, quando da instalação do extinto hub da Gol e Air France-KLM. No entanto, o programa nunca chegou a ser operacionalizado.

Com a Latam, será a primeira vez que uma companhia vai realizar o stopover na Capital cearense. O programa é incentivado pelo ‘Conheça o Brasil: Voando’, do Ministério do Turismo (Mtur) e é uma ótima oportunidade de conhecer mais uma cidade pagando o preço de apenas uma passagem aérea. 

Como o stopover pode estimular o turismo

O stopover é um mecanismo a mais de estimular o turismo em cidades-foco de companhias aéreas ou cidades-hub que possuam médio e alto nível de conectividade nacional. 
Fortaleza é um hub médio da Latam e nos voos que pousam em Fortaleza, de 30% a 40% dos passageiros não têm a Capital como destino final, totalizando, aproximadamente, 1,3 mil passageiros por dia.

Esses viajantes vêm à cidade realizar conexões para destinos no Norte, Nordeste s Sudeste do País, e a maioria dessas paradas não chegam a 2h de duração dados os interessantes bancos de conexão que a Latam mantém em Fortaleza nos últimos anos.

Assim, essa brevidade de conexão é excelente para quem quer chegar rápido, mas não permite interações do passageiro com Fortaleza. No máximo, permite ao passageiro consumir algum serviço no aeroporto da Capital.

Se 10% desses passageiros optarem por realizar o stopover, serão mais de 100 pessoas a mais por dia “descendo” do aeroporto para consumir serviços da cidade. Com o stopover, o passageiro poderá optar por postergar seu voo ao destino final entre 1 e 3 dias, aproveitando os principais atrativos da Capital.

Movimentação de turistas

A coluna questionou a Setur qual a estimativa de passageiros que deverão aderir ao stopover em Fortaleza. A Pasta respondeu que “o stopover é uma tendência global e a Setur celebra a inclusão do Ceará no serviço ofertado pela Latam. A expectativa é que ocorra um incremento no fluxo turístico, porém ainda não dispomos de números já que a ação está iniciando no estado. Vale ressaltar que desde o anúncio a Setur já trabalha na promoção do programa para que turistas do mundo todo possam usufruir”.

Lembrando que o programa não atrai mais passageiros por si só, apenas se “apropria” do passageiro que já passaria, mas não permaneceria ali. 

Do lado do cliente, o bônus consiste no fato de o passageiro também conhecer outro destino pelo preço de um ticket, "sem custos adicionais", segundo a Latam: é uma relação ganha-ganha para o turismo. 

Segundo a companhia, a ação pode ser solicitada por passageiros que façam uma conexão — superior a 24 horas em voos internacionais ou 4 horas em domésticos — antes de chegar ao destino final.

“Essa estratégia é uma forma de incentivar o turismo, fazendo com que o visitante desfrute do nosso estado antes de seguir para o seu destino. Portanto, é mais uma ação que se junta as nossas estratégias de governo para seguir ampliando o fluxo turístico do estado, se traduzindo em mais receita e empregos sendo gerados. Vale ressaltar a parceria do Governo do Estado com a Latam, o que permitiu essa inclusão no serviço”, frisa Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará.

O stopover da Latam que já estava disponível para a cidade de São Paulo desde 2022. Agora estará disponível também para as cidades de Brasília, Fortaleza, Recife, Manaus, Curitiba e Belém.

Protagonismo de Fortaleza 

A capital do Ceará continua estratégia para a Latam. 

“Entendemos a capital do Ceará como altamente estratégica para nossa operação e esperamos que a opção do stopover estimule ainda mais o turismo no estado. Fortaleza é atualmente a capital do Nordeste em que a Latam mais opera voos, conectando a cidade a outros 14 aeroportos no Brasil e no mundo. Hoje operamos mais de 160 partidas semanais ligando Fortaleza a Belém, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Natal, Recife, São Luís, Salvador, Teresina, além do destino internacional Miami”, destaca Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da Latam Brasil.

Desde o fim de março, a Latam remanejou assentos em Fortaleza. A empresa reduziu voos para São Luís, Teresina e Recife e incrementou voos para São Paulo (Congonhas e Guarulhos). As reduções estão relacionadas a índices de ocupação que não estavam bons em março passado.

Além disso, com o stopover em Fortaleza, portanto, clientes de São Paulo, por exemplo, têm ainda melhor custo-benefício para viajarem para os EUA por Fortaleza, pois ganhariam dois escopos diferentes de atrações numa só viagem.

“A Latam informa que, sim, é possível realizar stopover em Fortaleza tanto em viagens domésticas quanto em conexões internacionais com a rota Fortaleza-Miami. O passageiro deve solicitar esse produto diretamente pelo atendimento via WhatsApp. Essas informações estão sendo atualizadas na página informativa sobre stopover no site latam.com.”

Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.



Assuntos Relacionados